Menu

sábado, 11 de setembro de 2010

O que é Religião?

O que é religião?



Vamos começar primeiro falando sobre o termo religião. Religião é uma palavra que vem do latim. “re-ligare”, que significa “ligar com”, “ligar novamente”, restabelecer a ligação entre o homem e Deus. Entre criador e criatura. Esse é o significado da palavra.

Mas por que temos que reestabelecer essa ligação? Pelo simples fato de que essa ligação foi perdida. O homem perdeu o contato com Deus. Essa frase também sugere uma pergunta: Como você pode me provar que o homem perdeu a intimidade com Deus? Bom, para responder essa pergunta vale a pena olhar para a história e ver que desde sempre o homem tentou ligar-se com Deus. Desde o povo mais primitivo, sempre houve uma religião. O ser humano desde que se entende por pessoa, sente a necessidade do eterno.



Só Deus satisfaz…

(São Tomás de Aquino – Séc XIII)

A Bíblia nos fala sobre isso usando a parábola que vemos em Gênesis, sobre a Adão e Eva. Na verdade esse primeiro trecho de Genêsis (do capítulo 1 ao capítulo 11) a Igreja entende que é uma grande parábola. Nos serve para ter uma visão da criação, dentro do plano espiritual. A Igreja entende que não podemos ver esse trecho do livro de Gênesis ao pé da letra, até porque a Bílbia não é um livro científico, mas um livro de fé. Buscar a verdade sobre a origem do universo não cabe a Igreja, mas a ciência (Caso você tenha alguma dúvida sobre como a Igreja vê a Fé e a Razão, vale a pena ler o documento Fides et Ration do saudoso Papa João Paulo II). Porém a Igreja afirma que seja qual for a verdade, sobre a origem da humanidade, ela partiu de Deus e sem ele nada poderia ser feito. Hoje muito se fala sobre o Big Bang, mas muito embora não haja provas concretas sobre essa tal explosão, a Igreja não descarta isso. Apenas diz que se um dia essa tal explosão for comprovada como verdade, ela teria como origem o próprio Deus.

Estou fazendo essa ressalva para que você entenda o contexto do que vou apresentar a você. Quando falamos de Adão, estamos falando do primeiro homem que existiu na terra. É assim que Gênesis denomina o primeiro homem. Não se sabe quando, onde ou como foi criado. Sabe-se apenas que houve um primeiro homem. A Bíblia diz que esse homem fora criado para ter intimidade com Deus. Para conversar com Deus sempre. Em Gênesis, vemos que o Jardim do Éden é o lugar onde o homem habitava junto com Deus. Diz o Gênesis que Deus caminhava com Adão pelo Jardim, tamanha era proximidade de Deus.

A natureza do homem é essa. O homem é um ser religioso por natureza. Foi criado para ser íntimo de Deus. Tem o desejo de Deus dentro de si. Para comprovar isso, olhe para dentro de você. Existe no ser humano um vazio que dinheiro nenhum no mundo compra, festa nenhuma preenche, pessoa, poder, status, bens… Nada resolve. Isso tem nome. Se chama desejo de Deus.



O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.

(CIC§27)

O homem traz em si esse desejo do Divino, do Eterno. Isso é próprio do homem. Está em mim e está ti. Não há como negar essa realidade. E isso é parte integrante da condição humana. O homem traz em si um vocação: É chamado a comunhão com Deus.

Mesmo que o homem rejeite a Deus, esse mesmo Deus não cessa de chamar o homem para junto de si. Cabe ao homem escolher o seu caminho. Ou aceita a Deus, ou rejeita a Deus. Caso o homem queira caminhar para junto de Deus, ele vai precisar de um esforço a mais para encontrá-lo. Precisa ter vontade, precisa ter um coração reto, colocar sua inteligência nessa busca e sobretudo, precisa ter contato com outros que estão nessa busca. Não basta apenas ter uma natureza religiosa. Não suficiente apenas ser um ser religioso. É preciso buscar a forma correta de se ligar com Deus.

Mas não desanime! Caso você decida-se por Deus, saiba e creia que Deus já se decidiu por você. Por isso dizemos como o Salmista:



Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor

(Sl 105,3)



Nenhum comentário:

Postar um comentário