Menu

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

QUEREMOS VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA

Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida
(Jo 12,21b;14,6)

Ver Jesus é o desejo mais profundo e central do coração do ser humano. Este desejo profundo é o mesmo presente no coração daqueles gregos que tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa da Páscoa: “Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: Senhor, queremos ver Jesus”(Jo 12,21). O desejo de ver Jesus, de ir até ele, trata-se de uma imagem do evangelho de João que indica o caminho da fé. Fé que é dom e tarefa como se pode bem perceber na afirmação da encíclica de João Paulo II: “À plena contemplação do rosto do Senhor, não chegamos pelas nossas simples forças, mas deixando a graça conduzir-nos por sua mão (NMI 20). Porque não podemos chegar a ver Jesus simplesmente com nossas forças, a fé é dom. Por tratar-se de um processo dinâmico no qual somos chamados a deixar-nos conduzir pela graça, o que equivale a abrir-se docilmente à sua ação, a fé é tarefa.

Enquanto dom, a fé é, portanto, fruto da gra­ça que vem do Pai, como confirma o próprio Jesus ao acolher a confissão de Pedro em Cesaréia de Filipe: "Não foram a carne e o sangue que te revela­ram, mas meu Pai que está nos céus" (Mt 16,17).
Enquanto tarefa, a fé constitui-se a busca de melhor conhecer a Jesus, para melhor amá-lo e servi-lo. Este conhecimento é uma experiência, interna, afetuosa e mobilizadora, que nasce do en­contro pessoal com Jesus e se solidifica na vivência eclesial. Por ser esta vivência dinâmica, ela consti­tui-se um verdadeiro caminho, em cujo processo o católico é chamado a estar sempre pronto a dar razão de sua esperança, comprometendo-se com o serviço da caridade.

O caminho da fé, ao mesmo tempo que é um processo individual, pois depende de como cada pessoa corresponde livremente à graça, é também um ato comunitário, eclesial. Neste sentido, o católico ao participar da comunidade eclesial é auxiliado pela Igreja, sua mãe e mestra, que em sua missão evangelizadora anuncia o Evangelho de Jesus Cristo, sua pessoa, vida, morte e ressurrei­ção e que, por meio deste anúncio, proporciona o encontro pessoal com Cristo na comunidade de fé. Deste modo, ela ajuda cada pessoa a viver, a construir e a cultivar sua adesão a Cristo, no compromisso de segui-lo e na tarefa missionária de anunciá-lo.